Select Page

Visita de estudo ao Sul de Itália, na região da Campânia (Pompeia, Paestum, Nápoles, Capri e Costa Amalfitana)

Abr 9, 2024 | Secundário

Os alunos dos cursos Científico Humanístico e de Artes Visuais do Ensino Secundário visitaram a região da Campânia entre os dias 21 e 25 de março, no âmbito das disciplinas de História A, História e Cultura das Artes e Desenho A. 

Visitaram-se diferentes locais com riqueza histórica e artística como o parque arqueológico de Pompeia que regista marcas de uma cidade destruída pela violenta erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.. Atualmente, é possível percorrer diversas construções que evidenciam o quotidiano da época, entre os quais se destacam alguns templos, a Basílica, o fórum, as termas, o anfiteatro, as lojas, além de algumas casas luxuosas decoradas com afrescos e mosaicos. 

Tivemos a oportunidade de visitar Paestum, que foi uma grande cidade da Magna Grécia, fundada no fim do século VII a.C. por colonos e originalmente chamada de Posidónia, continuando a prosperar durante o Império Romano e a receber privilégios. A sua importância está nas ruínas que preservou, sendo um famoso sítio arqueológico com três templos gregos, sepulturas e outros edifícios. Também foram encontrados objetos de arte e de uso diário, além de alguns dos extremamente raros exemplares de pintura da Grécia Antiga. 

Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália, com um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país. Capri é uma pequena ilha do Golfo de Nápoles, no sul de Itália, que remete ao século VII – VI a.C. e também ao antigo Império Romano. 

A costa Amalfitana é um lugar considerado património da Unesco e caracteriza-se pelos cenários naturais deslumbrantes, que incluem um belo mar de cores azuladas, enormes montanhas e destinos cheios de história. 

Foi uma viagem muito bonita e rica em cultura! 


Arquivo de Notícias

Share This