Publicações
Gonçalves, D. & Martins, F. (2018). Articulação de saberes: um estudo interdisciplinar em contexto de 1.º CEB.In III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 606-613). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-241-5.
Disponível em http://hdl.handle.net/10198/17381
Gonçalves, D., Lopes, I., Sousa, A. & Ribeiro, P. (2018). Abordagens metodológicas diferenciadas na promoção de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos (pp. 71-78). ISBN 978-989-8471-32-1.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2733
Gonçalves, D. & Torres Pinto, M. (2014). Funções do supervisor pedagógico: contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada. In Atas do congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem (pp. 51-59). Braga: CIEC, UMinho.
Disponível em http://media.wix.com/ugd/bebf37_4b0d236ffd424f0eb4cb6cd13c87f328.pdf
Pinto, M., & Gonçalves, D. (2015). Organização pedagógica e curricular em 1º CEB a partir da centralidade do processo de aprendizagem. In Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Atas do I Seminário Internacional (vol. II, pp.579-586). Porto: Universidade Católica. ISBN 978-989-99486-0-0.
Disponível em http://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/12483/3/ATAS_VOL_II-1.pdf
Gonçalves, D.,& Pinto, M. T. (2015). Efeitos da observação de aulas entre pares nas mudanças de práticas pedagógicas. In coord. Pablo César Muñoz Carril…[et al.] Documentar y evaluar la experiência de los estudiantes de prácticas / XII Symposium Internacional sobre el practicum y las prácticas externas (pp.1051-1058). Santiago de Compustela : Andavira.
Disponível em http://redaberta.usc.es/poio/documentos/actas/actas_poio_2015.pdf
Gonçalves, D. & Pinto, M. (2016). (Re)Pensar estratégias pedagógicas a partir de sinergias entre a neuroeducação e a supervisão pedagógica. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016 (592-599). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4.
Disponível em http://hdl.handle.net/10198/11435
Gonçalves, D., Pinto, M. & Leite, R. (2017). Projetos interdisciplinares: uma oportunidade de aprendizagem crítica e criativa. In Atas do II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 697-710). Porto: UCP.
Disponível em http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdf
Gonçalves, D., Nogueira, I. C., Quinta e Costa, M. & Pinto, M., F. (2017). Cultura (s) de trabalho colaborativa (s) na promoção do desenvolvimento profissional de professores. In II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (491-496). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-222-4.
Disponível em http://hdl.handle.net/10198/4960
Gonçalves, D. & Almeida, B. (2016). Perfil do supervisor do 1.º ciclo do ensino básico: um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2016 (592-599). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-206-4.
Disponível em http://hdl.handle.net/10198/11435
Gonçalves, D. & Sousa, M. I. (2017). O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da
aprendizagem na língua materna nos ensinos básico e secundário. In Atas do II Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (pp. 679-696). Porto: UCP.
Disponível em http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/docs/II_SIE_Atas_FINAL_web.pdf
ALMEIDA, Bianca ; PINTO, Marina – Um sistema de supervisão como processo integrante do crescimento pessoal e profissional dos docentes ao serviço do desenvolvimento institucional [Documento policopiado]. Porto : [ed.autor], 2008. 79 f
Trabalho de projeto não editado
Torres de Osório, J. & Soares, J. (2016). O mapa de presenças: uma construção coparticipada. In Revista Sensos, volume VI, Nº1, (pp. 151-165).inED- Centro De Investigação e Inovação em Educação. Porto. LivPisc.
Teses de Mestrado
Bianca Almeida
Supervisão e perfil do supervisor do 1º ciclo do ensino básico : um alicerce para o desenvolvimento organizacional numa instituição de ensino particular.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1142
Maria Isolete Sousa
O(s) efeito(s) das práticas pedagógicas na promoção do sucesso da aprendizagem da língua materna: um estudo exploratório nos ensinos básico e secundário.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2415
Daniel Pereira
Processos de colaboração, partilha e articulação em equipas docentes – um estudo de caso numa instituição de ensino particular.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2410
Luís Sousa
O efeito dos resultados escolares na avaliação do desempenho docente.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2433
Liliana Gonçalves
A diferenciação pedagógica na sala de aula de matemática – um estudo exploratório nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/2408
Marina Pinto
As funções do supervisor do segundo e terceiro ciclos do ensino básico : contributos para o desenvolvimento profissional e institucional numa organização de educação e ensino privada.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1140
Joana Osório
O supervisor na educação pré-escolar – um olhar multidimensional numa instituição de educação e ensino particular e cooperativo.
Disponível em http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/1126