Consciente da importância da aprendizagem da língua inglesa desde tenra idade, o Colégio Novo da Maia, aposta num ensino de qualidade e no contacto diário com a língua desde cedo.
A língua inglesa desempenha um papel crucial no cenário global atual influenciando diversas esferas da nossa vida. Desde a comunicação internacional até às oportunidades profissionais, é notório que a sua importância transcende a própria fronteira linguística e que há várias razões pelas quais a língua se destaca como um instrumento vital nos dias de hoje.
Por um lado, a língua inglesa é a língua do mundo dos negócios, seja na diplomacia, na ciência ou nas relações culturais. O conhecimento da língua inglesa permite a comunicação eficaz entre pessoas de diferentes origens linguísticas abrindo portas para o intercâmbio de ideias e fomentando uma colaboração a nível global. Para além disto, é inegável o acesso ao conhecimento produzido no mundo que é transmitido em Inglês. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, a fluência em Inglês é, muitas vezes, um requisito essencial.
Por estas razões e tantas outras, o Colégio Novo da Maia aposta na certificação linguística pela Universidade de Cambridge concedendo oportunidades a todos os seus alunos de realizarem os vários exames disponíveis. Assim, os nossos alunos têm um reforço da carga letiva de inglês tendo como foco o incremento do contacto com a língua para que a competência linguística destes se desenvolva de forma natural e gradual.
Quais os exames a realizar?
Na faixa etária dos 7 aos 12 anos, os nossos alunos têm a oportunidade de realizarem os exames de Young Learners: Starters, Movers e Flyers. Estes exames correspondem até ao nível A2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (Figura 1). Posteriormente, após os 12 anos, os alunos passam a realizar os chamados Main Suite Exams, constituídos pelos exames de : Key, Preliminary, First e Advanced que correspondem, respetivamente, ao nível A2, B1, B2 e C1.
CLIL
CLIL é um acrónimo para “Content and language Integrated Learning” e implica a aprendizagem de diferentes conteúdos através de uma língua estrangeira. Na abordagem CLIL, os alunos têm a oportunidade de aprender uma língua ao mesmo tempo que aprendem um conteúdo relacionado com outras disciplinas. O CLIL surgiu, efetivamente, da necessidade de fazer face às novas exigências deste mundo, em constante interligação e, como já foi referido, envolve o uso de uma Língua Estrangeira no ensino aprendizagem de outras disciplinas, tais como: ciências, artes, matemática, geografia, entre outras e é, sem dúvida, uma “ tool for the teaching and learning of content and language” (Frigols et al., 2008:11), sendo a sua essência a integração. Esta última pode ter uma focalização dupla: o ensino da língua pode ser incluído em aulas de conteúdo ou então conteúdos de outras áreas podem ser usados nas aulas de língua estrangeira. Esta metodologia implica que o professor de línguas trabalhe em conjunto com os professores das outras áreas, incorporando o vocabulário e a terminologia das mesmas, nas suas aulas. Os alunos adquirem as estruturas linguísticas necessárias para perceberem e aplicarem esses mesmos conteúdos. Tal, contribuirá para o desenvolvimento da língua, já que esta é utilizada para realizar tarefas concretas e para aprender novos conteúdos. Assim, para Frigols, Marsh e Mehisto “CLIL is a dual-focused educational approach in which an additional language is used for the learning and teaching of both content and language.(…) the combination of languages and subjects are almost limitless” (2008:9).
Os princípios que regem esta abordagem são os 4Cs:
- Comunicação
- Cognição
- Conteúdo
- Cultura
Estes princípios promovem conhecimento e fomentam o desenvolvimento das competências exigidas pela sociedade atual. Tendo em conta estes princípios, o CLIL tem como objetivos principais:
- Develop intercultural communication skills;
- Prepare for internationalism;
- Provide opportunities to study content through different perspectives;
- Access subject-specific target language terminology;
- Improve overall target language competence;
- Develop oral communication skills;
- Diversify methods and forms of classroom practice;
- Increase learner motivation.
Considera-se que, à medida que a diversidade linguística aumenta, aumenta também a necessidade do trabalho colaborativo entre professores com diferentes formações e diversas experiências profissionais e pessoais. Desta forma, uma vez por semana, o professor de inglês colabora com a professora titular e, na aula de estudo do meio, trabalham-se diferentes conteúdos através da língua inglesa e portuguesa. Dependendo do ano escolar, as temáticas são as que se seguem:
CLIL CONTENTS
1.º ano
- Me, myself and I
- Home, Sweet Home
- Our body, our health (Part I)
- Inside out
- In the Wild (Part I)
2.º ano
- Through my senses: the five senses
- When I grow up
- In the wild (part II)
- It’s all about the trees (part II)
- Communication adventures
- Wandering around
3.º ano
- Media matters: cyber respect
- Our continent: Europe
- Our world: Exploring Landscapes and Water Wonders
- It’s all about the trees (part II)
- In the wild (part II)
- Go green (part I)
4.º ano
- Our body, our health (body systems)
- Our continent: Europe (part II) and European Union
- Space Adventure
- Wandering around (part II) – cardinal directions
- Our world: Exploring Landscapes (part II)
- Raging Planet: Earthquakes, Volcanoes
- Go green (part II)
- Media matters (part II)