Aprender com Criatividade e Talento
O Colégio Novo da Maia aposta num modelo flexível para o 1.º ciclo do ensino básico assente em “equipas multidisciplinares”, lideradas por professores “especialmente vocacionados”, orientados para o conhecimento disciplinar, sendo que cada turma continua a contemplar a figura do professor titular de turma. Ora, no 1.º ciclo do ensino básico é preconizado um modelo de organização escolar alternativo que aposta verdadeiramente na igualdade de oportunidades de acesso, de sucesso e de usufruto dos bens educacionais que assenta nos seguintes princípios pedagógicos:
- Princípio da complexidade;
- Princípio da procura constante;
- Princípio da problematização;
- Princípio da confiança;
- Princípio da aprendizagem exigente;
- Princípio da diversidade.
A matriz curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico
A matriz curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico contempla áreas curriculares disciplinares, áreas curriculares não disciplinares e áreas de enriquecimento curricular.
Organização Curricular:
- Português;
- Matemática;
- Estudo do Meio – CLIL.
- Expressões Artísticas e Físico-Motoras – coadjuvadas por docentes especialistas:
- Artes Visuais;
- Expressão Dramática/Teatro
- Música;
- Educação Física.
- Apoio ao Estudo – Em articulação com os docentes do 5.º ano de Português e de Matemática.
Oferta Complementar:
- Projeto A+:
- Projetos Interdisciplinares:
- CRI@RTE – PT+ e MAT+
- Filosofia/Cidadania e Desenvolvimento
- Inglês (Certificação – Exames de Cambridge)
CRI@RTE – PT+ e MAT+
Na CRI@RTE Classroom pretende-se ir ao encontro de uma modalidade não segmentada, mas potenciadora da interligação de conhecimentos, nas disciplinas de Português e de Matemática, contemplando no horário um tempo semanal de 55 minutos de componente letiva. Este trabalho deverá ser devidamente planificado pelos docentes envolvidos e apresentado na planificação da respetiva disciplina. No entanto, não existirá uma autonomização da avaliação decorrente deste procedimento. O professor realiza uma monitorização regular e sistemática dos alunos, registando-a numa grelha de observação com vista à formalização da avaliação no final de cada período letivo na disciplina de Português e na disciplina de Matemática.
Será oferecida uma panóplia de estratégias, entre as quais, o aluno poderá encontrar as suas formas preferidas de aprendizagem nestas áreas curriculares. Deste leque de oportunidades poder-se-á alcançar, mais facilmente, o interesse dos alunos no seu percurso de desenvolvimento.
Com o objetivo de tornar possível estas metodologias, procuraremos utilizar recursos didáticos estruturados e não estruturados, preferencialmente construídos pelos alunos, por forma a provocar nos mesmos uma forte motivação, onde os alunos são agrupados em diferentes espaços e aprofundam competências nestas áreas de saber. Deve ver-se neste espaço uma oportunidade para trabalhar competências por níveis. Para além do referido, a título de exemplo, deve privilegiar-se a realização de pequenos trabalhos de projeto, a resolução de problemas por níveis, a análise de obras literárias com recurso a novas metodologias, a utilização de ferramentas web como suporte para a abordagem dos conteúdos programáticos, as questões relativas à oralidade, quer em português, quer em matemática, a resolução criativa de problemas (jogos, gamificação, …).
No 1.º CEB é possível os alunos frequentarem outras atividades:
- Desporto Escolar;
- Sala de Estudo.
Projetos Específicos do 1.º CEB
- PASSE
- Conta-nos uma História
- Leitores Sortudos
A organização pedagógica e curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde o processo de ensino é pensado e implementado com vista às aprendizagens efetivas de cada aluno, é equacionada a partir da centralidade do processo de aprendizagem de todos e, ao mesmo tempo, de cada um, permitindo fazer crescer os alunos na autonomia, na liberdade, na responsabilidade, no respeito e na compaixão, tendo em conta as diferentes inteligências de cada um.