Novas Etapas do Conhecimento
O ensino do 2º CEB alicerça-se nas Metas de Aprendizagem e no Currículo Nacional e garante a frequência de currículos de enriquecimento. Neste nível de ensino os alunos são os sujeitos e os principais atores das suas aprendizagens em consequência das suas vivências académicas e experiências pedagógicas.
O Currículo do Ensino Básico remete para um conjunto de aprendizagens e valores que os alunos desenvolvem e adquirem, evocando a sua organização, a sua hierarquização e articulação bem como a sua importância ao longo do percurso escolar, sendo objetivado da seguinte forma:
- Desenvolver uma prática democrática, através de processos participativos na definição da política educativa, bem como, na experiência pedagógica quotidiana, em que se integram os intervenientes do processo educativo;
- Reconstruir os processos de relação que configuram a experiência escolar, primando pela articulação entre professor/aluno, bem como as condições específicas da apropriação de conhecimento;
- Planificar, conjuntamente, as atividades e o exercício da docência, assim como as atividades complementares a serem realizadas ao nível da componente não letiva;
- Cultivar a persistência, o gosto pelo saber-fazer, a cooperação, a solidariedade e o respeito, visando a melhoria das relações interpessoais e o sucesso educativo dos alunos;
- Criar condições propiciadoras de articulação entre conteúdos/capacidade (s)– saber / saber – fazer / saber – ser;
- Potenciar a criatividade que se desenvolve através da simbiose – reprodução / invenção; lógica / imaginação;
- Avaliar a construção da (s) aprendizagem (ens), nas suas múltiplas componentes;
- Explicitar a dialética direitos/deveres com vista à corresponsabilização de todos os implicados no processo educativo.
ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES:
LÍNGUAS E ESTUDOS SOCIAIS:
- Português;
- Inglês (Currículo Nacional e Currículo de Cambridge);
- História e Geografia de Portugal;
- Cidadania e Desenvolvimento.
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS:
- Matemática;
- Ciências Naturais.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA:
- Educação Visual;
- Educação Tecnológica;
- Educação Musical;
- TIC (Multimédia, Programação e Robótica).
EDUCAÇÃO FÍSICA
OFERTA COMPLEMENTAR:
- Projeto A+;
- Expressão Dramática;
- Filosofia;
- Apoio ao Estudo.
Matriz Curricular – 2.º Ciclo do Ensino Básico
Matriz Curricular – 3.º Ciclo do Ensino Básico
PT+ e MAT+ no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Do 5.º ao 9.º ano, nas disciplinas de Português e de Matemática, está contemplado no horário um tempo semanal de 50 minutos de componente letiva a desenvolver na sala Prolab. Neste tempo, todas as turmas do mesmo ano de escolaridade estarão juntas com 3/4 professores da mesma área disciplinar. Este trabalho deverá ser devidamente planificado pelos docentes envolvidos e apresentado na planificação da disciplina. Contudo, não existirá uma autonomização da avaliação decorrente deste procedimento.
Para uma melhor operacionalização deste tempo, deve considerar-se a planificação em cada um dos anos, de forma a garantir uma maior flexibilidade, articulação e coerência no trabalho a desenvolver. Deve ver-se neste espaço uma oportunidade para trabalhar competências por níveis. Para além do referido, a título de exemplo, deve privilegiar-se a realização de pequenos trabalhos de projeto, a resolução de problemas por níveis, a análise de obras literárias com recurso a novas metodologias, a utilização de ferramentas web como suporte para a abordagem dos conteúdos programáticos, as questões relativas à oralidade, quer em português, quer em matemática, a resolução criativa de problemas (jogos, gamificação, …).
No sentido de desenvolver as aptidões e promover o maior e melhor sucesso educativo o Colégio disponibiliza atividades de apoio ao estudo em todas as disciplinas e em todos os ciclos de ensino.
No 2.º CEB é possível os alunos frequentarem outras atividades:
- Desporto Escolar;
- Sala de Estudo.
Projetos:
- RESPONSABILIDADE SOCIAL
- PRESSE
- ECO-ESCOLAS
- DECO JOVEM
- NO POUPAR ESTÁ O GANHO
- PROTEÇÃO CIVIL