Ensino Secundário

Abrir caminhos aos sonhos do futuro.

Uma nova etapa, rumo ao ensino superior.

Aos seus alunos, o Colégio Novo da Maia oferece, num edifício novo e construído de raiz para o Ensino Secundário, a possibilidade de frequência dos 4 cursos científico-humanísticos regulamentados pelo Ministério da Educação.

Matrizes Curriculares:

Nos quatro cursos, as matrizes curriculares disponibilizadas foram desenhadas tendo em conta uma análise criteriosa das opções educativas mais capazes de proporcionar aos nossos alunos a melhor formação possível na perspetiva maior da relevância da sua qualificação, da garantia de um trajeto de estudos voltado ao sucesso, e da sua pertinência enquanto patamar para estudos de nível superior. Estes mesmos desideratos determinaram uma oferta educativa de escola consubstanciada, nomeadamente, em reforços letivos às disciplinas estratégicas de cada curso.

Reforços Letivos de Preparação para Exames Nacionais:

• Reforço de um bloco semanal (50 minutos), no 10. º e 11. º anos, às disciplinas sujeitas a Exame Nacionais.
  • Reforço de dois blocos semanais (2 x 50 minutos), no 12.º ano, às disciplinas sujeitas a Exames Nacionais.

Tempo de Aprendizagem Suplementar

FQ+ | BG+ (11.º Ano) e PT+ | MAT + (12.º Ano)

Os objetivos do tempo de aprendizagem suplementar pretendem desenvolver nos alunos a capacidade de regular o seu próprio trabalho, promovendo uma cultura de responsabilidade, de autonomia e que ajude a concretizar os seus legítimos anseios e de persecução dos seus estudos, bem como prepará-los para o exame final, aprofundando e consolidando as suas aprendizagens.

Assim, pretende-se que este tempo de aprendizagem privilegie:

• uma adequada gestão de tempo;
  • um rigoroso cumprimento das tarefas propostas;
  • um esclarecimento de dúvidas e de interajuda entre os alunos;
  • a resolução de problemas com graus de complexidade distintos, promovendo uma estratégia multinível potenciadora de mais e melhor desenvolvimento.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos ciclos anteriores e sempre com a preocupação de articular e aprofundar a resposta pedagógica, o ensino secundário no CNM procura, ao nível da organização e gestão do currículo, tal como se verte no Decreto-Lei 139/2012 de 5 de julho, subordinar-se aos seguintes princípios orientadores:

1. Articular com o ciclo de escolaridade anterior e com o ensino superior e com mundo do trabalho;
  2. Diversificar as ofertas educativas;
  3. Flexibilizar a construção de percursos formativos;
  4. Facilitar a reorientação do percurso escolar ao aluno;
  5. Promoção da melhoria da qualidade do ensino;
  6. Reforço da carga horária nas disciplinas fundamentais;
  7. Valorizar da autonomia do CNM para a flexibilizar o currículo, apropriando-se de uma maior liberdade de escolha nas ofertas formativas;
  8.  Articular o currículo e a avaliação, assegurando que esta constitua elemento regulador do ensino e da aprendizagem, como elemento que reforce a sistematização do que se ensina e do que se aprende;
  9. Promover ao rigor da avaliação, valorizando os resultados escolares e reforçando a avaliação sumativa externa.
  10. Valorizar a aprendizagem das tecnologias da informação e comunicação;
  11. Favorecer a integração das dimensões teórica e prática dos conhecimentos, através da valorização da aprendizagem experimental;
  12. Flexibilizar com eficiência a duração dos tempos letivos, a sua distribuição e racionalização da carga letiva semanal dos alunos;
  13. Enriquecer as aprendizagens, através do alargamento da oferta de disciplinas e atividades culturais em função do projeto educativo do Colégio;

A cultura do CNM está alicerçada nos valores do trabalho, da responsabilidade, do compromisso, da implicação, da criatividade e do esforço. Daí que o ensino secundário seja o prolongamento, identificadas e trabalhadas as especificidades, do que já se faz nos níveis de ensino anteriores.

As matrizes curriculares do ensino secundário no CNM nos cursos cientifico-humanísticos visam uma componente de formação geral que tem como finalidade contribuir para a construção da entidade pessoal, social e cultural dos alunos e uma formação específica, que visa proporcionar uma formação científica consistente, capaz de proporcionar uma melhor oferta, no prosseguimento de estudos no ensino superior.

O CNM prevê a criação de condições necessárias e complementares que permitam a todos os alunos, e em todas as disciplinas, colmatar as dificuldades de aprendizagem e / ou desenvolver mais e melhor as suas capacidades por forma a otimizar o sucesso de todos e um ensino de qualidade.

Este projeto promove a valorização da participação dos alunos em ações culturais e de educação para a cidadania através da inserção e da participação na vida comunitária, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres dos alunos, orientadas, em geral, para a formação integral e a realização pessoal destes com vista à construção dos seus percursos formativos.

Na promoção do sucesso escolar no secundário é para nós muito importante implementar ações de acompanhamento aos alunos e suas famílias orientadas para a satisfação das necessidades específicas e formativas de cada aluno. Torna-se ainda pertinente referir o papel preponderante dos diretores de turma, coordenador de ciclo, direção e outros serviços disponibilizados pelo Colégio, serviço de psicologia e orientação vocacional, no apoio ao desenvolvimento de percursos formativos.

No sentido de desenvolver as aptidões e promover o maior e melhor sucesso educativo o Colégio disponibiliza atividades de apoio ao estudo em todas as disciplinas e em todos os ciclos de ensino.

No Secundário é possível os alunos frequentarem outras atividades:

• Desporto Escolar;
  • Sala de Estudo.