Orientador: André Silva.
O Colégio Novo da Maia criou um projeto direcionado para ensino artístico: a escola Oficina das Artes. Um projeto cujos objetivos passam por sensibilizar a sua comunidade para a importância das artes no processo educativo, desenvolvendo o pensamento crítico e divergente, onde a criatividade e perceção estética se caracterizam como um modo próprio de ordenar e dotar de significado a experiência humana. Como projeto, acreditamos que incentivar a presença das artes na vida quotidiana é apelar à possibilidade de encarar o mundo de outra forma, de criarmos o nosso próprio mundo.
Assim sendo, esta escola pretende convocar os seus alunos, pais e familiares a movimentarem-se num espaço multidisciplinar onde funcionarão cursos práticos de Pintura, Fotografia Analógica a P&B, Gravura, Escultura e Artes e Ofícios. Por isso mesmo, os cursos estarão orientados para três grupos de pessoas: as que não têm qualquer tipo de experiência; as que já têm alguma experiência ou conhecimento, mas que nunca chegaram a desenvolver; e aquelas que necessitam de orientação mais aprofundada para ingressarem no ensino superior artístico. O que nos movimenta a desenvolver este projeto é a oportunidade de convocar pessoas de diferentes áreas e faixas etárias, interessadas em começar, recomeçar e/ou manter uma prática quotidiana com as artes visuais.
Horário: segunda-feira – 15:00h às 18:00h | quinta-feira – 17:00h às 19:00h.
Inscrições: oficinadasartes@colegionovodamaia.pt
Curso Prático de Pintura e Desenho
Este curso tem como objetivo fazer uma abordagem teórico-prática a diversas técnicas de expressão artística, como por exemplo a pintura a óleo, a aguarela ou acrílico. Pretende, por isso, ser um espaço laboratorial onde se privilegia a experimentação das várias técnicas, com o objetivo de desenvolver um projeto pictórico final, permeado de uma construção crítica constante.
Cada técnica pictórica específica conta com a realização de uma pequena abordagem teórica, de forma a contextualizar a sua história, principais características e autores de referência (clássicos e contemporâneos). Serão feitas demonstrações técnicas por parte do orientador, assim como um acompanhamento individual e especializado a cada discente, de forma a ajudar no esclarecimento de eventuais dúvidas/dificuldades durante o decorrer do processo técnico.
Portefólio da Oficina
Alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
André Silva – Artista Residente do Colégio Novo da Maia
O artista residente do Colégio Novo da Maia, André Silva, deu início ao primeiro episódio da segunda temporada do projeto “O Ofício da Solitude”.
O conhecido músico Rui Reininho “arrisca-se” numa nova área artística e conduz um conjunto de conversas/entrevistas a artistas plásticos portugueses no seio dos seus ateliês. O mentor deste projeto é o produtor e realizador Fernando Augusto Rocha.