Creche

Um mundo por descobrir com todos os sentidos.

Admirável Mundo Novo

A creche do Colégio Novo da Maia encara cada criança como um ser único. Uma equipa pedagógica especializada acompanha a criança proporcionando o desenvolvimento de diversas competências. Existe um trabalho individualizado, uma vez que cada bebé tem o seu ritmo, deste modo, a equipa pedagógica encontra-se em permanente atualização de acordo com as mais recentes tendências de educação.

O espaço

O espaço é organizado de uma forma cuidada, tendo em consideração as experiências-chave do modelo High Scope. Os materiais são cuidadosamente escolhidos, atendendo a critérios de segurança, qualidade, funcionalidade e ludicidade. O contacto com o chão é valorizado, sendo os tapetes sensoriais muito explorados. As crianças são convidadas a perscrutar o mundo desenvolvendo a iniciativa própria e o autoconhecimento (pensamento de Emmi Pikler). O leque de espaços onde o desenvolvimento pessoal, social e motor é ajustado a diferentes vivencias e experiências, quer no contacto com espaços interiores (playcenter, artlab, soundlab) como espaços exteriores (greenlab e parque).

As atividades

As atividades são planificadas de uma forma refletida, flexível e holística, para permitir o desenvolvimento das competências linguísticas, motora e expressivas, sendo as atividades de educação física, teatro e musica e “hora do conto” parte integrante da proposta de planificação semanal. Para o desenvolvimento das atividades, privilegiamos o contacto com a natureza através da exploração de elementos naturais, bem como o desenvolvimento das suas habilidades sensoriais através da exploração de painéis de texturas e diversos materiais. Semanalmente, o “cesto de tesouros” proposta preconizada por Goldschmied e Jackson (2006), proporciona múltiplas atividades de aprendizagem autónoma e em parceria com o adulto.
Desde tenra idade, as crianças têm oportunidade de experimentar variadas sensações, recorrendo a todos os seus sentidos, aprendendo com envolvimento.
Na planificação das atividades encontra-se uma equipa docente especializada que, em parceria, permite a construção globalizadora dos saberes. Para além dos docentes da creche, a equipa conta com a colaboração da docente de musica/ jogo dramático/ teatro, assim como a docente de língua inglesa que diariamente fomenta o contacto com esta língua estrangeira. Trata-se de uma equipa multidisciplinar que proporciona uma riqueza de aprendizagens numa diversidade de perspetivas e em participação holística.

A família

Os pais são parceiros ativos e integrados na vida pedagógica dinamizando atividades, participando em projetos que lhes permitam aprender novas estratégias de desenvolvimento de competências, nomeadamente, o projeto “SENTIDOS +”, “DRAMA E MUITO MAIS”, “ERA UMA VEZ”, “SIGN TO ME” e “ESCOLA DE PAIS”.
A comunicação com a família ocorre frequentemente através do registo oral e da plataforma digital ChildDiary. Nesta plataforma interativa estão registadas informações relativas à alimentação, sono, higiene e participação da criança nas atividades, incluindo uma explicação mais detalhada do trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. Há possibilidade também dos pais partilharem informação com o educador através desta mesma plataforma.
O portefólio de aprendizagem digital é um instrumento construído em parceria com o educador e os pais e permite documentar as conquistas das crianças nos diferentes domínios.

• ESCOLA DE PAIS
  • AMIGOS HORTÍCOLAS

Visitar Página dos Projetos

A Oferta Educativa no Pré-Escolar contempla as seguintes atividades:

Berçário e 1 Ano:

• HORA DO CONTO