CNMMUN 2024

Abr 16, 2024 | Projeto A+, Secundário

No dia 12 de abril de 2024, o Colégio Novo da Maia acolheu com êxito a primeira edição do CNMMUN, o Colégio Novo da Maia Model United Nations. Este evento, que se inspira no modelo das Nações Unidas, congregou cerca de 40 alunos num debate dinâmico sobre uma variedade de questões de relevância global. Os MUNs, amplamente reconhecidos internacionalmente, ocorrem em todo o mundo, e esta ocasião não foi uma exceção.

Os alunos participantes imergiram em discussões profundas sobre temas como a Mutilação Genital Feminina em África, a preservação da Floresta Amazónica, o Acordo de Paris e o desafio da Neutralidade Carbónica até 2050, assim como a Dependência Energética Europeia da Rússia e o conflito Israel-Palestina. Cada participante assumiu a responsabilidade de representar e defender os interesses do país que lhes fora atribuído para cada tópico, e todo o processo foi conduzido exclusivamente na língua inglesa.

O evento foi meticulosamente organizado pelos membros do comité. Inicialmente, elaboramos um calendário detalhado para o dia, visando a garantir que houvesse tempo suficiente para os debates, tomada de conclusões e oportunidades para pausas para coffee breaks, durante as quais os alunos participantes poderiam interagir entre si e desfrutar de uma variedade de snacks para todos os gostos.

A programação do evento teve início imediatamente após a cerimónia de abertura, com a transição direta para as primeiras sessões da comissão. Essas sessões foram intercaladas por um intervalo para coffee break às 10h30, após o qual os debates foram retomados até o horário do intervalo para almoço, programado das 13h às 14h30. As atividades continuaram ao longo da tarde, com uma breve pausa para lanche às 18h. Em seguida, foi realizada a última sessão do dia, seguida por um jantar conjunto na cantina da escola. O CNMMUN foi concluído com uma cerimónia final, marcando assim o encerramento do evento.

Este debate não apenas ofereceu uma oportunidade singular para os alunos ampliarem os seus conhecimentos sobre questões globais muito relevantes, mas também teve um impacto positivo e significativo na capacidade de argumentação crítica em inglês de cada um deles. Essa habilidade representa um valor agregado não apenas para os participantes, mas também para toda a comunidade educativa, evidenciando o compromisso do Colégio Novo da Maia com a excelência académica e a preparação dos alunos para os desafios do mundo contemporâneo.