Roma, Itália
3 a 8 de junho de 2024
Durante uma semana tive a oportunidade de participar numa experiência de mobilidade para docentes, Erasmus+ e mergulhei no fascinante mundo da Inteligência Artificial (IA) para a Educação. O conhecimento neste tema permitiu explorar as fronteiras das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da educação.
No contexto da educação, a IA abre uma infinidade de possibilidades, ao aproveitar as tecnologias os docentes podem personalizar, cada vez mais, o ensino, fornecer feedback imediato e criar ambientes de aprendizagem interativos. Um dos principais aspetos que foram explorados durante esta experiência na cidade de Roma foi a forma como a IA pode revolucionar o modo como os alunos aprendem. Com ferramentas desenvolvidas por IA, os alunos podem receber materiais de aprendizagem personalizados e adaptados às suas necessidades individuais e estilos de aprendizagem. Essa abordagem personalizada pode ajudar os alunos a compreender conceitos complexos de forma mais eficaz e ao seu próprio ritmo.
Para além da oportunidade incrível de conhecer uma cidade com uma história cultural excecional, também esta experiência se tornou reveladora ao conhecer as possibilidades vastas e promissoras que a IA oferece no campo da educação. Ao adotar estas tecnologias, os docentes podem desbloquear novas formas de ensinar, melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos e preparar os alunos para a futura força de trabalho num mundo cada vez mais digital.