Select Page

Job Shadowing no Instituto de Educação Secundária – Sierra de Mijas

Jul 8, 2024 | CNM, Erasmus+

Málaga, Espanha, 6 a 10 de maio de 2024 

Durante o Programa Erasmus+, tive a oportunidade de participar numa experiência enriquecedora de Job Shadowing no Instituto de Educação Secundária, Sierra de Mijas. Este programa de mobilidade permitiu-me uma imersão total no sistema educativo espanhol, proporcionando-me uma valiosa troca de experiências e conhecimentos.

Durante o meu período de mobilidade, pude observar aulas de Educação Física e cursos profissionais de Desporto, todos muito bem organizados pelo instituto anfitrião. As aulas de Educação Física decorreram nas instalações desportivas do instituto, enquanto as aulas dos cursos profissionais foram realizadas em sala de aula e nas instalações do Polidesportivo Municipal Las Lagunas, nomeadamente na piscina, nas aulas práticas de Natação de salvamento. Tive também a oportunidade de observar uma atividade ao ar livre organizada pelos estudantes, na praia La cala de Mijas, que contou com a participação de cerca de 150 alunos, de cinco institutos diferentes, e 25 alunos organizadores do curso de grau superior de Animação e Desporto.

Por fim, tive ainda a oportunidade de participar na feira da Ciência e da Tecnologia, no âmbito da semana da Ciência e da Tecnologia, organizada pelos alunos do ensino secundário.

Esta experiência revelou-se extremamente proveitosa para mim, destacando várias aprendizagens significativas. Tive a oportunidade de compreender e observar, num contexto escolar diferente, as principais diferenças entre o sistema escolar espanhol e o português. Aprendi novos desportos alternativos, que não são praticados em Portugal, mas que são muito interessantes para introduzir nas nossas aulas.

Gostaria de sublinhar a importância e o impacto positivo desta experiência para mim enquanto docente, expressando a minha gratidão pela oportunidade proporcionada pelo CNM de participar no Programa Erasmus+. Em geral, foi uma experiência muito gratificante e incrível, que me permitiu ver uma realidade diferente, aprender novas competências, conhecer novas pessoas e vivenciar uma nova cultura, traduzindo-se numa oportunidade única de desenvolvimento profissional e pessoal.


Arquivo de Notícias

Share This