Select Page

The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education

Fev 26, 2024 | CNM, Erasmus+

Florença, Itália
12 a 17 de fevereiro 2024

Foi entre os dias 12 e 17 de fevereiro que houve mais uma oportunidade docente de integrar o Programa Erasmus KA1, desta vez no curso lecionado pela Europass Teacher Academy, em Florença, Itália, denominando-se de “The Child First: Montessori, Reggio Emilia System and Contemporary Approaches to Pre-School Education”.

Tendo por base algumas das mais prestigiadas metodologias e abordagens pedagógicas, nomeadamente o método de Montessori e a abordagem de Reggio Emilia de Loris Malaguzzi. De forma interativa, foram debatidos e explorados estes temas, centrando-os no ensino atual e nas necessidades das crianças e alunos da atualidade, como personagens centrais da Escola.

Com uma investigação articulada entre a teoria e a prática, houve a procura de compreender uma visão geral da Educação e Psicologia Positivas como meio de motivar e chegar a cada criança e aluno.

Foi assim, numa aprendizagem constante, que foi possível colocar em prática as habilidades de pensamento crítico e criativo, inspirados nos métodos alternativos já mencionados acima, retirando as potencialidades de cada um no contexto em que vivemos.

Sem dúvida que independência, liberdade, criatividade, respeito e desenvolvimento global foram algumas das palavras-chave, em prol da construção de um processo de Design Thinking mais integrador e respeitador da individualidade de cada um.

De salientar, igualmente, a riqueza dos diálogos entre os diferentes participantes, nomeadamente oriundos de países como Suécia, Sérvia, Polónia, Croácia e Alemanha, assim como da descoberta cultural da cidade por entre museus, pontes, catedrais, restaurantes históricos, escolas, entre outros.

O desfecho destes dias fantásticos e tão enriquecedores, deu-se com a visita ao Centro Internacional Loris Malaguzzi na cidade de Reggio Emilia.

Bruna Brito


Arquivo de Notícias

Share This