Environmental Education: Learning and Acting for a Better Future

Fev 27, 2024 | CNM, Erasmus+

Valência, Espanha
11 a 15 de dezembro 2023

A cidade de Valência (Espanha), ao largo da costa do Mediterrâneo, foi o epicentro da minha mobilidade, no âmbito do programa Erasmus, entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2023. “Environmental Education: Learning and Acting for a Better Future” – assim se apresentou o desafio e a oportunidade de aprendizagem, tão rico cientificamente quanto culturalmente.

Valência apresentou-se como a Capital Verde Europeia 2024: com milhares de metros quadrados de jardins, utilização de energias limpas e primazia quanto à circulação de transportes públicos.

De facto, vivemos dias incertos quanto ao futuro da vida neste planeta pelo qual caminhamos. A Educação ambiental adota, cada vez mais, um papel de crescente importância na sociedade atual. Os impactes negativos da ação humana nos ecossistemas e no equilíbrio global do planeta, soam sirenes. Deste modo, é urgente adotar um papel ativo, enquanto professores e alunos, de modo a minimizar a nossa pegada ecológica e a assegurar um desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.

Foi neste âmbito que esta mobilidade Erasmus me levou a refletir e a alicerçar conhecimentos sobre o papel que a educação desempenha na sensibilização e conservação do ambiente.

Ao longo de cinco dias, tive a oportunidade de contactar com docentes da Polónia, Alemanha, Bélgica, Bulgária e Croácia, conhecendo as principais problemáticas e desafios de cada um desses países e das suas escolas, bem como dar a conhecer o que no Colégio Novo da Maia se faz no que concerne à educação ambiental. Foi com entusiasmo que trocamos ferramentas e estratégias muito enriquecedoras, que certamente me irão permitir envolver os alunos numa melhor compreensão da fragilidade dos ecossistemas, bem como cultivar neles a importância do seu papel enquanto cidadãos na adoção de práticas amigas do ambiente.

Durante esta semana, o trabalho desenvolvido assentou em temáticas urgentes e atuais, que envolveram a poluição, as alterações climáticas, a perda da Biodiversidade, a Agenda 2023 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os impactes da “Fast Fashion” e a justiça climática.

O trabalho colaborativo, investigativo e in loco foram uma constante, centrando-se na busca de soluções para alcançar a Sustentabilidade e o Ecocentrismo nas nossas escolas e na nossa vida.

Tive ainda oportunidade de conhecer o património natural e cultural da cidade de Valência. Destaco o Parque Natural de L’Albufera, hotspot de Biodiversidade, qual oásis urbano rodeado de arrozais, ponto de paragem obrigatória para diversas espécies de aves migratórias onde aqui se reproduzem, completando os seus ciclos de vida. Destaco ainda os Jardins do Turia, principal pulmão da cidade, que a atravessa de Oeste a Este.

O capítulo final desta aventura passou por uma viagem cultural e histórica pelas ruas, museus e monumentos desta cidade, que teima em manter-se na vanguarda da Sustentabilidade.

Uma experiência única e a repetir!

Andreia Fernandes