Colégio Novo da Maia – “EURONEXT BLUE CHALLENGE”

Mai 21, 2021 | CNM, Projetos, Reconhecimento, Secundário

EURONEXT BLUE CHALLENGE: CHAMPION of PORTUGAL

No passado dia 20 de maio, a mini-empresa Block & brick (TEAM B & b), do Colégio Novo da Maia, com o seu produto “BLOCK & BRICK” venceu o EURONEXT BLUE CHALLENGE- PORTUGAL.

O EURONEXT BLUE CHALLENGE, tem como objetivo encorajar novos empreendedores para a defesa da Economia Azul (BLUE ECONOMY) e a sustentabilidade ambiental e financeira de empresas com base nesta área na Europa.

Desde dezembro de 2020 que virtualmente voluntários da EURONEXT acompanham como mentores de várias equipas e estudantes, em 7 países diferentes (Bélgica, França, Irlanda, Noruega, Portugal, Holanda e Reino Unido), explorando projetos da BLUE ECONOMY para aumentar não só a literacia financeira mas também, estimular a inovação como futuros empreendedores.

Este programa tem como parceiro a JA EUROPE que juntamente com a EURONEXT providenciou 2 webinares sobre Literacia Financeira e BLUE ECONOMY, para além da ajuda dos mentores da EURONEXT e a Junior Achievment Portugal que no dia 8 de junho, dia Mundial do Oceanos, irão representar numa Final Internacional os 7 projetos escolhidos em termos nacionais.

Após várias semanas de trabalho na plataforma DREAMSHAPER e no desenvolvimento da ideia, do próprio projeto e da mini-empresa, para além da construção do próprio produto final pelas próprias mãos da equipa- o BLOCK & BRICK, chegou o momento de apresentar o PITCH e uma sessão de Q&A (questões e respostas) do Júri à TEAM B&b, da qual  à excelente participação foi culminado com o anúncio de vencedor da sessão nacional da competição e a representação de Portugal na Competição Internacional.

O produto base – BLOCK – consiste em 50% de plástico reciclado e 50% de cimento calcário branco, sendo possível afirmar que é um bloco 100% sustentável. No produto a TEAM B&b substituiu os sedimentos de um bloco normal como por exemplo as pequenas pedras que nele existem, por plástico reciclado, ficando assim um produto consistente, sustentável e capaz de ser utilizado na construção de edifícios. Para além de um bloco sustentável a miniempresa também produziu o BRICK – o tijolo. E ainda está a explorar um modelo revestido a cortiça, criando um bloco e tijolo sustentável com isolador térmico. Todo este projeto apoia a GREEN & BLUE ECONOMY através da reciclagem de um desperdício, o plástico do mar e da terra incorporando a matéria prima reciclada e transformada num produto final – BLOCK & BRICK.

Obviamente numa situação de desafios e perante muitos obstáculos a Block & brick conseguiu acima de tudo construir a defesa de uma causa através de um projeto inovador.

Resta-nos desejar boa sorte para a FINAL INTERNACIONAL e os agradecimentos a todos os professores, alunos, sponsors do projeto, a mentora da EURONEXT (Dr.ª Sandra Gonçalves) e da SONAE SIERRA (Dr. Ricardo Rodrigues) e a JAPortugal (Cristiana, Bruno e toda a equipa JAP) que diretamente e indiretamente apoiaram o projeto e deram a oportunidade aos nossos alunos brilharem!

E não se esqueçam…

WE ARE Block & brick…YOU WILL HELP US BUILD WALLS WITH A PURPOSE!

Para mais informações:

Building WALLS with a PURPOSE

Come check us out:

Block & Brick | Block & Brick on Instagram

Help us Build a WALL with a PURPOSE!