Nos passados dias 20 e 27 de outubro o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento à sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Plano Artístico CNM, realizando uma atividade intitulada “Lápis-peão” com as turmas dos 4/5 anos do Pré-escolar.
Nesta atividade os participantes ficaram a conhecer o jogo do pião, um jogo tradicional que utiliza um objeto de madeira afunilado com uma ponta em metal. Atualmente, o pião é criado em diversos materiais como plástico, metal ou madeira e com diferentes formas.
Com recurso ao objeto multifuncional, “Turn it” (lápis-peão), desenvolvido pela Viarco Fábrica Portuguesa do Lápis, os participantes puderam descobrir novas possibilidades de desenhar. Este lápis-peão sem necessidade de corda para girar muda a nossa familiaridade em segurar um lápis para desenhar.
Cada um dos participantes girou o lápis-peão várias vezes, numa folha de papel de grande dimensão, produzindo efeitos gráficos imprevisíveis e o resultado poderá ser visto nas imagens que partilhamos.