Agenda Cultural – 4.ª Actividade do Projecto Artístico CNM 2022-2023

Nov 7, 2022 | Plano Cultural de Escola, Pré-Escolar

Nos passados dias 20 e 27 de outubro o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento à sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Plano Artístico CNM, realizando uma atividade intitulada “Lápis-bailarina” com as turmas dos 2/3 anos do Pré-escolar.

Nesta atividade os participantes combinaram as Artes Plásticas, a Música e a Dança. A Dança é entendida como a arte do movimento humano, plástico-rítmica, abstrata ou expressiva e que pode ser realizada individual ou coletivamente.

Com recurso a um objeto multifuncional adaptado − um cabo de vassoura com marcadores atados com fita cola numa das extremidades − os participantes puderam descobrir novas possibilidades de dançar ao ritmo da música ao mesmo tempo que se expressavam graficamente.

Assim, os participantes aprenderam conceitos importantes: o dinâmico, o plástico e o rítmico, ou de movimento, o da composição de linhas e formas e o modo como esses movimentos e formas são desenhados ao mesmo tempo.

Os participantes desenvolveram a sua performance em pares ou trio, numa folha de papel de grande dimensão, produzindo efeitos gráficos imprevisíveis e o resultado poderá ser visto nas imagens que partilhamos.