Select Page

STEM – STEAM – STREAM in Classroom – Artificial Intelligence (AI) – Multiple Intelligences – Gamification – Microlearning – Flipping Classrooms – CLIL

Abr 29, 2024 | CNM, Erasmus+

Grécia, Atenas, 19 a 24 fevereiro 2024

Entre os dias 19 e 24 de fevereiro, tive o privilégio de participar no curso STEM – STEAM – STREAM in Classroom – Artificial Intelligence (AI) – Multiple Intelligences – Gamification – Microlearning – Flipping Classrooms – CLIL, em Atenas. Foi uma experiência excelente, pois permitiu-me contactar com novas abordagens a várias metodologias de ensino, abrindo assim horizontes para novas experiências de ensino. Tive, também, a oportunidade de cruzar a metodologia “hands-on” , usualmente aplicada nas aulas de TIC e no Clube de Robótica, de base tecnológica, com a mesma ótica de ensino, mas na perspetiva da química para crianças.
Neste curso, foram lecionadas aulas pela cidade de Atenas, paralelamente à Robótica e STEAM, numa base de Story Telling, procurando compreender in loco a evolução da cultura e da ciência desta cidade, áreas que a levaram a ser considerada uma das cidades mais importantes da história da humanidade.

O ponto alto da formação ocorreu no dia em que nos deslocamos a uma escola, na qual apresentamos algumas das experiências de STEAM, para alunos de 4 e 5 anos. Mesmo com a barreira da língua, esta foi uma experiência desafiante e imensamente gratificante pela reação positiva e curiosa das crianças.

No meu tempo livre, conheci a cidade, revendo alguns dos locais visitados em aula e conhecendo outros que ainda não tinha visitado. Entre todos os sítios que visitei, destaco o Museu Herakleidon, onde se aborda a aplicação e evolução da ciência e tecnologia ancestral grega.

Este curso permitiu-me ainda apresentar o meu trabalho em inglês, incentivando-me a aplicar, na prática, terminologia especifica desta área e de comunicação em geral.

Nuno Guimarães


Arquivo de Notícias

Share This