No passado dia 28 de fevereiro, o Parque Tecmaia foi palco da primeira edição do evento Level Up, uma iniciativa inspiradora da CNM Incubator, que celebrou o espírito empreendedor e a inovação dos alunos do Colégio Novo da Maia e de Gaia.
O evento, que contou com o apoio de instituições como a Universidade Católica do Porto, Porto Business School, Money Dog e Junior Achievement Portugal, propôs dar a conhecer as ideias de negócio dos nossos alunos.
Do 10.º ao 12.º ano, os mais recentes empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos a um painel de jurados especializados, empresários e investidores. No total, participaram neste desafio quinze equipas, revelando soluções inovadoras em resposta aos diversos desafios sociais e ambientais:
- CanEco: Criação de alternativas sustentáveis ao plástico convencional, utilizando resíduos de plantas como milho e cana-de-açúcar.
- SeaPave: Recolha de resíduos plásticos dos oceanos para utilização na construção de infraestruturas.
- Step Up: Desenvolvimento de palmilhas inteligentes com sensores para análise de postura e prevenção de lesões.
- Forever Care: Construção de um lar inovador para idosos, com espaços adaptados e atividades personalizadas.
- Frosty: Garrafa capaz de resfriar instantaneamente líquidos e manter a temperatura.
- PureTile: Telhas sustentáveis que captam, filtram e purificam a água da chuva.
- EcoLoop: Plataforma digital para facilitar a troca, reaproveitamento e reciclagem de materiais.
- Ecodecor: Plataforma digital que permite a renovação e revenda de móveis antigos, promovendo a economia circular.
- CropVision: Solução impulsionada pela Inteligência Artificial que utiliza drones para monitoramento de culturas e deteção precoce de pragas.
- DroneDine: Serviço de entrega de comida utilizando drones para maior rapidez e eficiência.
- BabyTalks: Dispositivo inteligente para interpretar o choro de bebés, auxiliando os pais.
- Plantify: Estufa inteligente para cultivo doméstico de vegetais, com sistemas sustentáveis de irrigação e energia.
- EcoNexo: Plataforma colaborativa que conecta empresas, fornecedores e consumidores para formar redes de economia circular.
- GreenShell: Produção de embalagens sustentáveis e biodegradáveis a partir de resíduos agrícolas.
- GoldenCare: Plataforma digital para melhorar os cuidados em lares de idosos, permitindo o acompanhamento à distância.
Os grandes vencedores do Level Up 2025 foram:
Melhor Projeto – Crop Vision
A CropVision destacou-se pelo seu impacto na agricultura sustentável, utilizando a tecnologia para melhorar a identificação de doenças nas vinhas. Como reconhecimento, recebeu um prémio especial da Teen Academy da Católica Business School, garantindo aos seus membros uma experiência formativa.
Melhor Pitch – BabyTalks
A equipa Baby Talks foi distinguida pela clareza, envolvência e impacto da sua apresentação, captando a atenção dos jurados com a sua abordagem inovadora.
Melhor Aluna(o) – Maria Beatriz Teixeira
A aluna Maria Beatriz Teixeira foi reconhecida pelo seu desempenho excecional, recebendo um prémio especial do Innovation Hub da Porto Business School, com um vale de 350€.
O evento contou com apresentações de pitch, entrevistas com especialistas e uma mostra de projetos, permitindo aos alunos receberem feedback e explorarem o potencial das suas ideias.