No âmbito da iniciativa “Parlamento dos Jovens” e após a realização das candidaturas para a Sessão Escolar ocorreu este mês de março as Sessões Distritais do Ensino Secundário, nas quais o Colégio Novo da Maia esteve muito bem representado.
Após a candidatura do aluno, Pedro Quelhas, à Mesa de Assembleia da Sessão Distrital do Porto, os deputados eleitos foram convocados para a mesma.
Assim, na Sessão Distrital do Ensino Secundário-Porto, durante o dia 21 e 22 de março, no Auditório Municipal de Gaia, representaram o Colégio Novo da Maia, como deputado escolar, a aluna Mafalda Candal e aluno Miguel Cruz, do 11.º ano de escolaridade e deputado suplente Pedro Quelhas, do 12.º ano.
Mais uma vez os nossos deputados apresentaram, brilhantemente, as suas medidas para combater o “FAKE NEWS na DEMOCRACIA”, e debateram, juntamente com os jovens deputados de outras escolas do distrito do Porto as propostas e medidas para o Projeto de Recomendação das Escolas na generalidade e especialidade para apresentar na Sessão Nacional.
Após a votação na generalidade onde o CNM viu os deputados do Círculo do Porto votarem a sua proposta num honroso 4.º lugar dos 58 projetos de recomendação foi discutido em especialidade a proposta. Após a discussão e aprovação, o projeto de recomendação emendado com medidas propostas pelos alunos do CNM estava finalizado.
Posteriormente deu-se a votação para os representantes nacionais do Círculo do Porto para a Assembleia da República e foram eleitos deputados nacionais a Mafalda Candal e Miguel Cruz para defender o projeto de recomendação do Círculo do Porto, juntamente com o restante grupo parlamentar. A deputada eleita Mafalda Candal ainda tentou lutar pela liderança do Círculo do Porto, como porta-voz do grupo, ficando num honroso 3.º lugar entre os excelentes candidatos à liderança do grupo.
De facto, foi um momento de participação, responsabilidade, cidadania e democracia para o futuro de Portugal, que foi culminado com a presença da autora do programa Dr.ª Julieta Sampaio. Parabéns pela iniciativa! E lá estaremos na Assembleia da República no dia 30 e 31 de maio defendendo a DEMOCRACIA com as cores do CNM!