Não é só um selo: “Escola Sem Bullying | Escola sem Violência”

Nov 9, 2023 | CNM, Reconhecimento

Ao longo do ano letivo, o Serviço de Psicologia do Colégio Novo da Maia (CNM) divulga, entre os vários níveis de ensino, atividades de consciencialização sobre a importância de cuidar e estimar a saúde mental. Através do diálogo, reflexão e criatividade, os alunos refletem sobre o impacto das suas palavras e mobilizam ações no seu dia-a-dia e daqueles que os rodeiam.

No dia 10 de outubro, o Colégio assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental, através da dinamização de atividades que permitiram informar e consciencializar para a adoção de práticas diárias saudáveis ao nível da saúde psicológica. Para este dia, convidamos todos os Pais e Encarregados de Educação a unirem-se no compromisso de sensibilizar todas as crianças e jovens para o desenvolvimento de relações intra e interpessoais positivas.

Desta forma, pedimos a participação de todos na decoração de uma t-shirt branca com imagens/frases positivas dirigidas a si próprio e aos outros. O envolvimento ativo das famílias contribuiu para que as nossas crianças e jovens partilhassem com orgulho o resultado desta reflexão e do que representa ser compassivo, solidário e empático, consigo e com os outros.

Neste mês de outubro também se assinalou o Dia Mundial de Combate ao Bullying, nomeadamente no dia 20 de outubro. A abordagem desta temática continua a ser necessária e fundamental, não só como medida de prevenção de episódios de bullying, mas também no apoio e auxílio das crianças e jovens para a identificação dos seus sentimentos. Esta atuação permite o desenvolvimento de competências de regulação emocional e de empatia e estabelecimento de relações positivas. Motivado pelo trabalho desempenhado, o Colégio foi distinguido com o selo “Escola Sem Bullying | Escola sem Violência”. Este prémio reconhece os estabelecimentos de ensino que promoveram e implementaram um “Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying”.

Respeitando o processo de desenvolvimento e gestão emocional de cada aluno, o Serviço de Psicologia tem por objetivo levar às salas de aula temas para debate e atividades práticas que se transformam em pequenas (e grandes) ajudas nos momentos de maior angústia, indecisão, tristeza e, até mesmo, de alegria. Todo este trabalho e empenho deu lugar, mais uma vez, ao selo “Escola Sem Bullying | Escola sem Violência”.

Não é só um selo: é um compromisso renovado para com todas as nossas crianças e jovens. Seja no combate ao bullying e ciberbullying ou na preservação da saúde mental, as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia têm por objetivo explorar e interiorizar a importância do autocuidado e da estabilidade emocional.

O CNM é e continuará a trabalhar para a promoção de um lugar feliz. Não é só um selo. São muitos os selos ganhos todos os dias quando as emoções coexistem em harmonia.