Concurso Euroscolas 2023

Abr 26, 2023 | Projetos, Reconhecimento, Secundário

“Prevenir a Corrupção: Uma Causa de Todos”

No passado dia 20 de abril, no Instituto Português da Juventude, oito equipas participaram na defesa dos seus projetos e medidas para a prevenir a corrupção na União Europeia.

Nesta sessão esteve a representar a equipa da Euroscolas CNM, a deputada nacional do Parlamento do Jovens do Ensino Secundário, Ana Angeja e o deputado suplente, Martim Bessa, que participaram ativamente numa sessão com diferentes projetos e medidas de defesa.

Os dois representantes do CNM, propuseram o seu projeto: D.I.E Corruption. Este projeto visa a promoção da educação acessível e completa sobre este tema e por uma erradicação da corrupção, advertindo para as seguintes medidas:

• DENUNCIAR – Implementação de canais de denúncia anónima próprios de cada país e divulgação dos mesmos para que situações não passem despercebidas pelas autoridades através da utilização das redes de informação e comunicação;
  • INFORMAR – Melhorar a transparência de órgãos públicos, garantindo que as informações importantes sejam divulgadas de forma clara e aberta ao público, através da implementação de leis de acesso à informação e da publicação de informações sobre financiamento político e transações financeiras;
  • EDUCAR – Criação de atividades práticas nas escolas para diferentes anos de escolaridade, que proporcionem noções básicas acerca da corrupção para os mais novos e ideias mais aprofundadas à medida que a idade dos estudantes aumenta. É de salientar que estas dinâmicas devem ser levadas a cabo a nível europeu, regularmente e com caráter obrigatório, dinamizando atividades como debates, elaborações de vídeos e projetos criativos, trabalhos estes que seriam divulgados numa plataforma da UE no final de cada ano letivo.

Assim, por muito que muitas pessoas acreditem que o plano ideal é encontrar soluções para os atuais problemas de corrupção, a chave desta problemática é EDUCAR os futuros políticos e detentores do poder para que estes não cometam os mesmos erros diminuindo os problemas a solucionar.

Durante a sua intervenção foi mostrado o vídeo promocional e o site do projeto onde será lançado uma petição on-line sobre o tema com as medias de prevenção no dia 09 de maio, Dia da Europa. Esperamos pela vossa assinatura na petição nacional.

No fim da sessão e apesar do empate global entre dois projetos foi por uma mera casa decimal que a pontuação do júri deu o 2.º lugar ao projeto do CNM. Posteriormente foi agradecido aos alunos, aos professores e demais comunidade educativa pelo esforço com que se envolveram nesta missão.

Parabéns a toda a equipa da Euroscolas e Parlamento dos Jovens pela sua iniciativa e participação na luta por uma causa que esperamos conseguir prevenir em Portugal e na União Europeia!