As regras são fundamentais para a existência de uma verdadeira “comunidade de investigação”, especialmente quando estamos a aprender e a explorar em conjunto.
Num dos episódios da série “A Grande Descoberta”, vemos como as regras nos ajudam a sentir seguros e respeitados. Quando seguimos as regras, conseguimos ouvir as ideias dos amigos e compartilhar as nossas sem receio. Assim, todos têm a sua oportunidade de participar e descobrir coisas novas. Por exemplo, se combinarmos que vamos levantar a mão para falar, todos têm a oportunidade de ser ouvidos.
Além disso, as regras ajudam-nos a trabalhar em equipa e a resolver problemas juntos. Elas funcionam como uma espécie de mapa que nos guia nas nossas aventuras de aprendizagem. Ao respeitar as regras, criamos um ambiente onde a curiosidade e a imaginação podem crescer e isso é muito importante para a nossa jornada filosófica!
De modo a formalizar as regras que escolhemos de uma forma significativa e divertida, fizemos um contrato de grupo. Nessa dinâmica, cada um de nós teve a oportunidade de opinar sobre o que era mais importante para nossa “comunidade de investigação”, o que fortaleceu o nosso compromisso, pois todos concordamos em seguir as regras que ajudamos a criar. Assim, cada vez que olhamos para o contrato, lembramo-nos do nosso acordo e do respeito mútuo que precisamos de ter uns pelos outros. Esse processo de construção coletiva ensina-nos sobre a importância da colaboração e do diálogo. Com este contrato, estamos não apenas a estabelecer regras, mas também a formar laços de amizade e confiança, essenciais para que a nossa comunidade se fortaleça!