Durante os meses de novembro e dezembro, o Artista Residente (AR), André Silva, participou nas aulas da disciplina de Educação Visual do 6º ano, onde foi realizada a proposta sobre a “Arte postal” integrando a ideia de Património. Esta forma de expressão que transforma postais em veículos de comunicação artística, incorpora aspetos visuais e culturais. Essa prática não só promove a criatividade individual, mas também serve como um meio de preservação do património cultural através da troca de ideias e experiências.
A professora Diana Soares apresentou os conteúdos da proposta, focando técnicas de expressão artística e comunicação visual, como a técnica de colagem que foi amplamente utilizada, permitindo a integração de diferentes materiais e estilos. Os alunos incorporaram recortes, fotografias ou outros elementos, criando uma rica sobreposição visual.
A elaboração do postal começou com a escolha de uma folha de papel, que foi recortada em dimensões padrão, 10×15 cm.
Durante as sessões, o Artista Residente partilhou a sua experiência artística, trazendo informações sobre seu processo criativo, bem como imagens de trabalhos históricos que ilustram e refletem a “Arte postal” como meio artístico de expressão, interação social, estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.
Cada postal enviado é uma expressão única que enriquece o património coletivo e os resultados desta partilha poderão ser vistos nas imagens que se seguem.