Agenda Cultural – 2ª Atividade do Plano Cultural de Escola do CNM 2023-2024

Out 20, 2023 | CNM, Plano Cultural de Escola

No passado dia 12 de outubro, os alunos do Colégio Novo da Maia realizaram uma visita de estudo à Bienal da Maia. Esta atividade destinou-se às turmas 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade do curso de Artes, assumindo um papel fundamental na formação geral e cívica dos discentes, sendo possível desenvolver saberes transversais relacionados com as disciplinas de História, História da Cultura e das Artes e Desenho.

A visita de estudo, guiada pelo José Maia, curador da Bienal com o título “Foi para caminhar que aqui chegamos”, contemplou dois momentos distintos, que se iniciou pelas 9h30 com uma pequena conversa entre o curador e os alunos para a apresentação da Bienal. Posteriormente visitaram os espaços de exposição da Bienal.

Nesta Bienal de arte multidisciplinar, os visitantes puderam ver criações multidisciplinares onde coabitavam criações trans e interdisciplinares que intersectam as artes plásticas com a literatura, a música, a dança, a performance, o design e o cinema.

Os discentes foram acompanhados pelo artista residente (AR) do CNM, André Silva e pelas professoras do grupo de Artes, Mafalda Araújo e Patrícia Basílio.

Concluída a visita podemos afirmar que esta lança também pistas e propõe encontros tão diversos com temáticas que passam pela autorrepresentação, a representação da paisagem, a explosão da cor, a poesia visual, a possibilidade de enunciar e manifestar no espaço público, a criação de espaços de convívio, a partilha, o conhecimento do corpo e a ausência.