Agenda Cultural – 2.ª Actividade do Projecto Artístico CNM 2022-2023

Out 31, 2022 | Plano Nacional das Artes, Pré-Escolar

Nos passados dias 6 e 13 de outubro, o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento à sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Projeto Artístico CNM (PACNM), realizando dois workshops intitulados “Bolas Mágicas” para as turmas dos 2/3 anos e “Contrastes Mágicos” com as turmas dos 4/5 anos respetivamente.

Os workshops tiveram como propósito, abordar a síntese aditiva da cor, através da análise de superfícies pintadas e de exercícios de mistura da cor realizados com guache. Johannes Itten definiu como sete, os contrastes obtidos no desdobramento do círculo cromático, apresentando cada contraste com sua particularidade e características comuns. A roda de cores desenvolvida por este autor é baseada no espectro visível e formada por 12 cores, entre elas as chamadas cores primárias − azul, vermelho e amarelo − que são muito próximas às cores primárias da teoria subtrativa e além disso, são usadas como cores primárias por pintores e artistas em geral.

Os participantes das turmas dos 2/3 anos usaram uma bola de plástico transparente com duas cores primárias à escolha, misturaram essas duas cores, agitando a bola e obtiveram uma cor secundária.

Numa superfície de cartão canelado, os participantes das turmas dos 4/5 anos misturaram com os dedos duas cores primarias à escolha.

O resultado das atividades é o que podemos ver nas imagens que se seguem.

Arquivo de Notícias