Nos dias 16 e 17 de outubro, um grupo de oito alunos do Colégio Novo da Maia e do Colégio Novo de Gaia participaram no PaMUN 2026, um evento organizado pela Park International School, em Lisboa. Ao longo da conferência, os delegates discutiram vários temas internacionais de grande importância.
No Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), a Diana Carvalho e Daniela Vaz debateram a expansão do acesso à educação, a redução das interrupções no ensino em zonas afetadas por conflitos e o combate à desigualdade e à discriminação no âmbito das Nações Unidas.
Na Assembleia Geral, o César Pereira e o Tiago Moura analisaram reformas estruturais das Nações Unidas com o objetivo de reforçar a aplicação das suas resoluções. Abordaram também a utilização estratégica da interdependência económica como instrumento de pressão política.
No Conselho de Segurança Histórico (HSC), a Marta Correia analisou os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, e discutiu a crise no Líbano, em 1983. No Conselho de Segurança (SC), a Marta Silva e a Francisca Fonte debateram formas de evitar um aumento de tensão entre Estados com armas nucleares, de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Discutiram ainda estratégias para manter a paz e a segurança internacional no Mar do Sul da China.
Por fim, no PaMUN Press Corps, a Matilde Silva acompanhou o trabalho do Conselho de Segurança Histórico (HSC) através de artigos, entrevistas e questões feitas às delegações.
Os alunos tiveram em consideração uma grande variedade de pontos de vista, apresentando com confiança as posições dos países que representavam. Esta experiência permitiu-lhes também desenvolver as suas capacidades de investigação, pensamento crítico e comunicação, incentivando simultaneamente o debate respeitoso.
A equipa NOVOMUN orgulha-se muito do desempenho dos seus alunos no PaMUN 2026. A sua participação demonstrou espírito de equipa, capacidade diplomática e um desempenho de excelência constante em todos os comités.

