Sophia de Mello Breyner foi a inspiração da Semana da Leitura, no Colégio Novo da Maia. Entre os dias 18 e 22 de março e em harmonia com as palavras da autora – “Para buscar a luz de um dia limpo” -, os alunos dos diferentes ciclos trabalharam a importância da leitura nas mais variadas dimensões. Contaram-se e cantaram-se histórias, assistiu-se a peças de teatro, saboreou-se uma sessão de cinema, ouviram-se testemunhos em mesa-redonda e observaram-se exposições deslumbrantes. Falou-se de livros com o coração de página em página, tal e qual como se fala de um ser precioso.
O início da semana foi marcado pela inauguração da feira do livro, onde pequenos e graúdos encontraram o seu autor predileto e descobriram novos. Receberam-se escritores em sala de aula para conhecer a sua relação com as palavras e atores que nos mostraram de que forma o livro pode ganhar corpo. Em mesa-redonda, conhecemos escritores que, paralelamente à escrita, desempenham o seu papel na medicina, política e advocacia. Conhecemos ainda a relação encantadora de algumas Assistentes Operacionais com os livros, leitoras apaixonadas que mostraram aos alunos o poder de um livro, enfatizando que é possível encontrar um lugar tranquilo nas nossas escolhas literárias.
O espaço foi determinante para o envolvimento da comunidade educativa na Semana da Leitura. Viu-se Sophia por toda a parte: pintada, desenhada, citada. Os corredores mostraram criações de cortar a respiração. Caminhando mais um pouco ao som de risadas e realmente sob “a luz de um dia limpo” – o bom tempo leu-nos -, chegamos ao Festival de Leitura. Foi dado palco aos nossos talentos e a pulseira adquirida para assistir ao evento era somente feita na presença de um livro.
Os mais novos divertiram-se à sombra da árvore contadora de histórias e os mais velhos mostraram que um livro na mochila ou debaixo do braço será sempre intemporal.