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Emotional intelligence and coaching skills for teachers, school and adult education staff

Jul 5, 2022

Bolonha, Itália

6 a 12 de fevereiro 2022

Ter consciência dos sentimentos do outro e das suas necessidades nem sempre é tão simples como pensamos, especialmente se somos professores, pode ser muito desafiante perceber as necessidades de todos os alunos e ajudá-los da melhor forma.

O curso Emotional intelligence and coaching skills for teachers, school and adult education staff, que decorreu de 6 a 12 de fevereiro, em Bolonha, Itália, foi pensado e concebido para treinar os docentes neste tópico. Através de diferentes atividades e dinâmicas, pudemos desenvolver a nossa inteligência emocional (EI) e os nossos coaching skills, que nos permitem entender melhor os alunos, especialmente quando se deparam com situações desafiantes, e aprender como apoiá-los melhor no processo de tomada de decisões.

Assim, um dos objetivos do curso foi transmitir aos participantes, através das possibilidades oferecidas pela tendência emergente dos métodos do coaching, como aumentar e melhorar o processo de aprendizagem e a motivação dos alunos.

Um passo fundamental foi clarificar a diferença, por vezes confusa, entre as duas figuras: o coach e o professor. O professor é alguém que transfere conhecimento para elevar a competência e as habilidades dos alunos; por outro lado o coach é alguém que apoia o desenvolvimento do coachee, ouvindo e colocando as perguntas corretas no momento certo.

Outro tópico central deste curso foi entender mais profundamente o conceito de empatia, que está intrinsecamente relacionado com a inteligência emocional. Assim, relembramos o que cada professor deve saber, que cada aluno é único e tem o seu próprio potencial e que em alguns casos, não o consegue otimizar devido às situações difíceis com que se depara ao longo do seu percurso de vida.

Relativamente a este tema, aprendemos o papel fundamental das perguntas no processo de coaching, fizemos uma jornada de exploração, onde pudemos experienciar como os diferentes tipos de perguntas fazem toda a diferença na resposta que um aluno dá a determinado assunto e concluímos que o mais importante é ajudar os alunos a descobrir os seus próprios recursos, não os apontando ou sugerindo, mas colocando o foco no percurso que terão de fazer para encontrar a solução mais adequada.

Com o principal objetivo de enriquecer a nossa experiência e contribuir para melhorar a aprendizagem e sucesso escolar, foram ainda abordados os seguintes tópicos: O sentimento de pertença e como o fomentar; Programação e pressuposições neurolinguísticas; Situações stressantes: como ajudar os alunos; Resolução de conflitos; Combate à negatividade; A importância da liderança e trabalho de equipa.

Entre os participantes estavam pessoas oriundas de diversos países como: República Checa, Roménia e Eslovénia o que permitiu uma troca de experiências que contribuiu para um crescimento profissional e pessoal.

Ana Rocha

Arquivo de Notícias

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