Erasmus KA1 na modalidade de Job Shadowing

Jul 9, 2022

Málaga, Espanha

1 a 7 de maio 2022

Entre os dias 01 e 07 de maio de 2022 realizei Erasmus KA1 na modalidade de Job Shadowing, na IES Sierra de Mijas (Málaga).

Foi a primeira vez que participei num programa de mobilidade, tendo sido uma experiência extraordinariamente enriquecedora e holística, permitindo-me observar uma forma de ensinar Ciência diferente, bem como contactar com o currículo espanhol.

Uma vez que fui em Job Shadowing, o intuito era observar as atividades letivas e não letivas no contexto desta escola, nomeadamente a Feira de Ciência, que realizam todos os anos, durante esta semana. Trata-se de uma escola que vivencia muito a componente da Ciência e é muito interessante constatar que mesmo com poucos recursos, a IES de Mijas promove a literacia científica nos seus alunos, enfatizando uma grande componente procedimental nas suas dinâmicas de aulas. Trata-se de um excelente exemplo de gestão dos recursos disponíveis, proporcionando atividades diversificadas, didática e pedagogicamente pertinentes.

Durante esta semana, um dos docentes que mais acompanhei foi o professor José António, de Biologia e Geologia, o qual me mostrou e explicou como trabalham estas componentes da Ciência na escola deles. Para além do trabalho laboratorial, estes discentes também interrelacionam muito a Ciência com a Arte, o que estava patente nos modelos científicos elaborados pelos alunos, nomeadamente, modelos de células eucarióticas animal e vegetal, células procarióticas, diferentes órgãos do sistema humano, moléculas com importante função biológica, entre outros. Durante esta semana também me foi possível realizar a saída de campo ao “Caminito del Rey”, que se reveste de extrema importância geológica, reiterando que a observação in loco, em Geologia é muito importante para a compreensão global da mesma.

Concomitantemente à minha mobilidade, decorreu também na IES de Mijas a mobilidade de KA2 do CNM, grupo que acompanhei sempre e me permitiu compreender o quão importante são estes programas de mobilidade para os discentes.

Enquanto docente, espero voltar a realizar mobilidade Erasmus, pois permitiu-me observar uma realidade educativa diferente da nossa, bem como compreender que é nestes programas de mobilidade que conseguimos ultrapassar algumas vicissitudes, como é o caso da língua estrangeira, seja ela o Espanhol e/ou o Inglês.

Todos os docentes da IES de Mijas que me receberam foram de uma simpatia e disponibilidade muito grande, que espero poder retribuir quando vierem em mobilidade para o CNM, instituição que estão curiosos por observar as aulas, nomeadamente laboratoriais, pois os seus laboratórios são mais antigos e com menos recursos experimentais.

Patrícia Mondragon

Arquivo de Notícias