Agropoli, Itália, 8 a 12 de abril 2024
Entre os dias 8 e 12 de abril, tive a oportunidade de participar no job shadowing mobility, no Liceo “Alfonso Gatto” em Agropoli, Itália.
Assisti às aulas da disciplina de História de diferentes turmas do ensino secundário, observando métodos diferentes de ensino da História noutro país. Foi interessante compreender as semelhanças nos conteúdos históricos, na partilha de opiniões com outros docentes sobre a importância de lecionar a História sob várias perspetivas e na análise de fontes históricas. Também foi interessante entender o que é ensinado sobre a nossa História em Itália e sobre a História Italiana em Portugal.
Tive o privilégio de assistir às apresentações feitas pelos alunos, nas quais explicaram como funciona o sistema educativo italiano desde o primeiro ano até ao ensino secundário. Também apresentaram a História da cidade de Agropoli, cujo nome, segundo alguns arqueólogos, deriva do termo grego “acrópole” de Paestum, que significa “parte alta da cidade”. Os alunos também apresentaram pontos importantes do centro histórico da cidade e seus monumentos, como o Castelo Angioino Aragonese, o Borgo Medievale, a Baia di Trentova, a Spiaggia di San Francesco, a Chiesa dei Santi Pietro e Paolo e a Chiesa della Madonna di Costantinopoli, que tive a oportunidade de visitar nos meus tempos livres e durante as visitas de estudo. Também visitamos o museu “La Fornace” – Museu do Archeologia Industriale, uma antiga fábrica de tijolos transformada em museu.
Além disso, tive a oportunidade de demonstrar o nosso colégio e a nossa oferta educativa, explicar como funciona o sistema educativo português e discutir com os alunos as diferenças e semelhanças entre os dois sistemas.
O ponto alto desta experiência foi a visita de estudo ao parque arqueológico de Paestum e ao seu museu, com visita guiada pelos próprios alunos. Paestum foi uma antiga colónia grega, fundada no final do século VII a.C., onde é possível entrar em contacto com vários vestígios da Civilização Grega, incluindo arquitetura, escultura e pintura/cerâmica. Foi possível visitar os três templos dóricos (muito bem conservados) e o famoso afresco “Túmulo do Mergulhador” ou “La Tomba del Tuffatore” (do século V a.C.). Durante a visita, houve momentos de partilha, ensino de língua italiana e portuguesa!
Nos tempos livres, como referi anteriormente, tive a oportunidade de explorar o centro histórico de Agropoli, um local rico em história. Também visitei o parque arqueológico de Pompeia, que permitiu aprofundar os meus conhecimentos na disciplina de História da Cultura e das Artes, um sonho para qualquer historiador de arte e arqueólogo!
Foi uma oportunidade única para experimentar os pratos italianos, perceber as semelhanças e diferenças entre duas culturas latinas, e desenvolver a minha capacidade de comunicação em inglês, tanto em apresentações como na utilização de terminologia específica da disciplina de História e na comunicação em geral.
Foi, sem dúvida, uma experiência espetacular e única!
Um agradecimento especial à professora Claudia Cipolle e a todos os alunos e professores do Liceo Alfonso Gatto pelo carinho e pela receção calorosa!
Grazie!
Maria João Duarte