Agenda Cultural – 10ª Atividade do Plano Cultural de Escola do CNM 2023-2024

Mar 12, 2024 | Plano Cultural de Escola, Pré-Escolar

Nos passados dias 29 de fevereiro e 7 de março o Artista Residente (AR), André Silva, deu seguimento sua proposta do Plano Cultural de Escola (PCE), inserido no Plano Artístico CNM, realizando uma atividade intitulada “Minijardim tropical” com o Pré-Escolar. A atividade foi inspirada na obra “Tropicália, Penetráveis PN 2 ‘Pureza é um mito’ e PN 3 ‘Imagético’” de 1966-67.

A obra do artista brasileiro Hélio Oiticica deve ser entendida como uma expressão complexa, profunda e poética da disfunção orgânica do Brasil, realizada no auge da repressão da ditadura militar. A obra conecta o individual e o coletivo, articulando um espaço multissensorial construído a partir do conceito de apropriação que o artista quis estender, segundo as suas palavras, “às coisas do mundo que encontro nas ruas”, mas também à crítica do museu, da instituição de arte e da neutralidade do espetador.

Num primeiro momento desta atividade, os participantes dispuseram, dentro de uma caixa de cartão, areia, vasos com plantas, plantas artificiais, construções com tecidos e madeira, e os seus bonecos de escala reduzida. Assim, recriaram um minijardim inspirado na obra do artista habitados por brinquedos.

O resultado poderá ser visto nas imagens que partilhamos.