Select Page

A Incubadora CNM 2023-2024

Mar 15, 2024 | Projetos, Secundário

Dia do Consumidor – 15 de Março

Muitos países do mundo adotaram o dia 15 de Março: O Dia do Consumidor como uma ocasião para promover campanhas de consciencialização sobre os direitos e deveres do consumidor, bem como a importância de proteger os interesses dos mesmos.

O Dia do Consumidor também é uma oportunidade para os consumidores refletirem sobre os seus direitos e responsabilidades ao fazerem compras, incentivando a busca por produtos e serviços de qualidade e a prática de um consumo cada vez mais sustentável.

No CNM aproveitamos o dia, para lançar os Projetos Empresariais dos nossos alunos, deste ano letivo (2023/2024), referentes aos concursos The Challenge (EDUCAIXA) e A Empresa (Junior Achievement Portugal).

Conheça os projetos dos nossos alunos e aproveitem esta oportunidade para votarem na melhor ideia.

O Consumidor é que decide!

Link de votação


SEArth

Sumário executivo: A empresa “SEArth” pretende inovar o mercado de fertilizantes, utilizando como matéria-prima chave deste o sargaço em excesso nas costas marinhas. Esta prática além de resolver o problema da acumulação do sargaço, irá ter impactos positivos em outros ramos. Primeiramente, ao retirar o sargaço das praias, ajudamos a preservar os ecossistemas costeiros e a vida marinha, promovendo a biodiversidade. Em segundo lugar, praias mais limpas e atraentes impulsionam o turismo local, estimulando a economia. Por fim, os fertilizantes produzidos são ricos em nutrientes e livres de químicos, o que melhorará a qualidade do solo e aumentará a produtividade agrícola de forma sustentável. Assim, a “SEArth” procura mostrar que é possível e benéfico transformar desafios ambientais e sociais em empresas sustentáveis e lucrativas.

Website: https://searth1.webnode.pt/


F4F

Sumário executivo: A F4F(Food for Fish or Fish for Food) utilizará técnicas de aquacultura, através da intensificação da produção de algas e microalgas, não só no rio mas também no mar. Através destas, produziremos florestas marinhas e oxigénio no habitat marinho, enriquecendo a Biodiversidade e contribuindo para o sustento das espécies, uma vez que, sem alimento, torna-se impossível a sua sobrevivência. Estaremos a garantir o sustento de alimento para o Homem, visto estarmos a alimentar os peixes de forma natural, fazendo com que haja um desenvolvimento das espécies e consequentemente a nossa alimentação.

Iremos combater o problema inicial, não só produzindo as algas e microalgas como também comercializando-as no mercado para diversas indústrias, pretendendo alcançar determinados outcomes, destacando o aumento gradual de alimento para o pescado, acompanhado de um crescimento de algas em vários segmentos de produtos de mercado. Futuramente, queremos garantir Sustentabilidade Da Biodiversidade e Alimentar!

Website: https://food4fish.webnode.pt/


Seed2Life

Sumário executivo: A jardinagem urbana fortalece a conexão entre pessoas e natureza, beneficiando o meio ambiente e o bem-estar. Kits completos, com sementes selecionadas, substrato de qualidade e potes biodegradáveis, tornam essa prática acessível e sustentável nas áreas urbanas. Facilitando o início da jornada de jardinagem. As sementes adaptadas promovem o cultivo bem-sucedido em espaços limitados. O substrato fornece nutrientes essenciais, e os potes biodegradáveis reduzem o impacto ambiental. A escolha cuidadosa das sementes garante sucesso, mesmo para iniciantes, e os potes biodegradáveis simplificam o processo. Os kits completos oferecem oportunidade para mais pessoas explorarem a alegria e benefícios da prática. Escolhendo Seed2Life, não adquire apenas produtos, mas convida a natureza a participar no seu quotidiano. Seed2Life representam uma iniciativa valiosa para incentivar o cultivo sustentável, conectar pessoas com a natureza e promover um estilo de vida mais consciente nas áreas urbanas.

Website: https://seed2life.webnode.pt/sobre-nos/


FruttiSense

Sumário executivo: A FruttiSense decidiu criar uma linha de produtos de higiene e self-care, que consiste em sabonetes, velas aromáticas e difusores, todos produzidos de forma sustentável. Para atacarmos estes problemas, as receitas dos nossos produtos vão ter como ingrediente base a “fruta feia” que, apesar de se encontrar em bom estado para consumo, tal como o seu nome indica, a aparência não é apelativa e por conseguinte, acaba por muitas vezes ser desperdiçada. Vamos também utilizar produtos como o óleo de cozinha reutilizado (limpo e filtrado) para, mais uma vez, vincar a nossa aposta na sustentabilidade. A nossa miniempresa foca-se também no bem-estar e na saúde mental dos nossos clientes. Através dos nossos produtos, procuramos elevar a experiência do consumidor de modo a que a cada uso quer dos sabonetes, quer ao acender uma das nossas velas, uma sensação de tranquilidade e relaxamento derrote o stress e a fadiga.

Website: https://fruttisense26.webnode.pt

Vídeo promocional: https://youtu.be/Ndx2b8b7St8


EcoSmoke

Sumário Executivo: O problema que a nossa iniciativa pretende abordar centra-se na diminuição do desperdício e poluição associados às beatas de cigarro. Reconhecemos a necessidade urgente de enfrentar este problema ambiental propondo iniciativas que promovam a melhor reutilização desta fonte de poluição. De modo a contribuir para a solução deste problema, a nossa empresa quer reutilizar as beatas deitadas ao chão de forma a produzir plástico, que será utilizado como matéria-prima na produção de porta-beatas e cinzeiros. A proposta de valor da nossa empresa reside na abordagem inovadora para combater o desperdício e poluição relacionados às beatas. O nosso produto oferece aos clientes a oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente, proporcionando uma solução eficaz e conveniente para a gestão responsável desses resíduos. As mais valias incluem a promoção da consciência ambiental, a facilitação da recolha e reciclagem das beatas, e a criação de um impacto positivo na comunidade ao reduzir a pegada ecológica associada a este problema.  

Website: https://ecosmokept.webnode.pt/

Vídeo: https://colegionovodamaia.sharepoint.com/sites/ECONOMIAA11Ano2023_249/Shared Documents/General/EcoSmoke PUB.mp4


SeaGym

Sumário Executivo: O nosso projeto tem como objetivo resolver o problema da poluição dos mares e das praias limpando os mesmos e aproveitando o plástico recolhido para criar moldes de instrumentos de ginásio que serão preenchidos com areia. Desta forma, ficaria mais barato aos ginásios, pois os recursos utilizados estão disponíveis nas praias e no mar, restando apenas os custos de trabalhar o plástico, de forma a ficar no molde pretendido. Por fim, os ginásios teriam mais opções para os instrumentos do que os instrumentos feitos de metal, o que acaba por ser bastante dispendioso.

Website: https://seagym5.webnode.pt

Vídeo: https://youtu.be/y7fjdSvmYd4?feature=shared


Algae Paint

Somos uma empresa que pretender inovar na indústria das tintas, pois o nosso produto consiste em fazer tintas de parede a base de algas marinhas. Estamos a combater as questões ambientais relacionadas à indústria de tintas e pretendemos oferecer alternativas sustentáveis a nossa indústria. O nosso produto define-se pela oferta de tintas de alta qualidade à base de algas marinhas, que incorpora materiais sustentáveis, boa durabilidade, um design moderno (nos baldes) e serviços que promovem práticas ecológicas. Bring the sea to our home!

Vídeo: https://youtu.be/-Blfd-H8WFE?feature=shared

Website: https://bit.ly/AlgaePaint

Instagram: https://instagram.com/algae.paint?igshid=YTQwZjQ0NmI0OA==


SeaFashion

Sumário executivo: A indústria têxtil é um dos principais poluentes do nosso planeta, e por essa razão, focamo-nos na resolução deste problema. Simultaneamente, deparamo-nos com a crescente quantidade de algas e sargaço provenientes do mar que não têm qualquer utilidade, criando apenas poluição visual. Mas afinal, será que não tem mesmo utilidade? Deste modo, tentamos resolver ambos os problemas “usando” o que o mar tem em excesso para resolver a poluição gerada a partir do consumo têxtil. Portanto, pretendemos criar vestuário – t-shirts, calções e biquínis, compostos por fibras têxteis de algas marinhas (SeaCell) que vêm parar à costa diariamente, criando assim uma linhagem de roupa sustentável. A acrescentar, ao usar a fibra SeaCell no nosso vestuário iremos, também, proporcionar aos consumidores benefícios à sua saúde, pois esta fibra apresenta benefícios para a nossa pele. Assim, apresentamos a nossa empresa, a SeaFashion.

Website: https://sites.google.com/view/seafashion-jap/p%C3%A1gina-inicial

Vídeo: https://youtu.be/5q-FvTPcm_Q

Instagram: https://www.instagram.com/seafashion_jap?igsh=dWhlc3J5MzY4czFv


Plancil

Sumário executivo: A Plancil é uma empresa inovadora dedicada à produção de substratos enriquecidos com aparas de lápis. A nossa missão é oferecer produtos de alta qualidade que promovam o crescimento saudável e sustentável de plantas, enquanto contribuímos para a redução do desperdício de materiais que seriam transportados para a combustão. Deste modo, introduzimos novamente no mercado um resíduo que já não seria utilizado. A transparência e a honestidade são os pilares da nossa relação com os consumidores, e trabalhamos incansavelmente para cultivar e manter essa confiança. Estamos ansiosos para continuar a crescer e prosperar como uma empresa que não oferece apenas produtos excecionais, mas também faz a diferença positiva no mundo ao nosso redor.

Website: https://plancil.webnode.pt/

Vídeo promocional: https://www.canva.com/design/DAF2TPdqiMw/CR4Kl7FMwoX-1GB_1ouw3w/watch


 Virtus

Sumário executivo: A Virtus decidiu criar uma linha de chinelos confortáveis e recicláveis, que consiste num chinelo que, ao contrário das marcas normais, como por exemplo Havaiana, decidiu melhorar a confortabilidade. A nossa equipa percebeu que havia muitas feridas e desconforto na correia tradicional. Por isso, decidimos almofadar e prender a correia com materiais sustentáveis e que providenciem uma experiência mais confortável. Utilizaremos borracha reciclada, juntamente com esponja para melhorar e tornar sustentável os chinelos. O nosso público alvo é o público em geral, mas iremos publicitar em maior quantidade e esperar vendas maiores no verão.

Website: https://virtus4.webnode.pt/?_ga=2.123720139.1954364565.1708691525-1209206862.1708691524

Vídeo promocional: https://www.mediafire.com/file/6i7364hfcc1tmcq/Sequence+06.mp4/file


TURFINO

Sumário Executivo: Na Turfino, estamos comprometidos com duas paixões: o futebol e o meio ambiente. Somos uma empresa inovadora que procura melhorar não só a qualidade dos campos de futebol, mas também o impacto ambiental de cada jogo. Ao substituir o granulado de borracha tradicional por granulado de cortiça, estamos a revolucionar a forma como os campos são construídos e conservados. Assim, o nosso objetivo é oferecer uma solução sustentável e de alta qualidade para os campos de futebol, proporcionando uma superfície segura e duradoura aos jogadores, enquanto reduzimos significativamente a pegada de carbono associada à prática desportiva. Na Turfino, acreditamos que é possível alcançar o desempenho desportivo máximo sem comprometer o meio ambiente. Juntem-se a nós nesta jornada rumo a campos de futebol mais verdes e animados, onde cada remate é uma jogada a favor da sustentabilidade.

Website: https://turfino1.webnode.pt/

Video: https://youtu.be/eFAx3KwYANY?si=Frrgh4NMRp0C3z3T


Reblossom

Sumário executivo: A reblossom decidiu criar um copo de papel-semente (mistura de papel com sementes diversificadas) de modo a que haja uma alternativa mais sustentável para substituir os copos de plástico e de cartão. Quando o consumidor terminar o uso do copo, este pode rasgá-lo em pedaços e plantá-lo, germinando flores.

A nossa missão é promover a sustentabilidade, a redução da pegada ecológica e a inovação!

Website: https://reblossom.my.canva.site/

Vídeo-promocional: https://youtu.be/_dNRwoAlouk?feature=shared

Instagram: https://www.instagram.com/reblossom.jap/

 


EcoWriteInnovations

Sumário executivo: Somos uma empresa que decidiu proporcionar a sustentabilidade através da reutilização de plástico para criar canetas de quadro e quadros escolares sustentáveis. A nossa empresa deparou-se com o grande desperdício de plástico que contribui para a poluição ambiental e com o grande uso de químicos na produção de determinados produtos, como na produção de tinta para as canetas que contribuem para uma degradação da saúde das pessoas. Assim, iremos utilizar tinta à base de água que resulta numa mistura de água, corantes e agentes espessantes. Para o revestimento da caneta, iremos usar bioplástico, que são plásticos feitos a partir de recursos renováveis. Por fim, iremos utilizar pontas de feltro sustentáveis que podem ser produzidos com materiais como fibras de tecidos descartados, contribuindo para a reutilização de materiais existentes.

Por outro lado, iremos criar quadros escolares sustentáveis, feitos com materiais sustentáveis, como alumínio reciclado para o quadro em si e um suporte de madeira reciclado.

Website: https://ecowriteinnovation.webnode.pt/

Vídeo promocional: https://youtu.be/lEthbkCl38s?si=N3VU7lQlKAMfufN7


CCC

Sumário executivo: O CCC decidiu criar uma linha de estojos recicláveis a partir de dois problemas atuais que são cada vez mais recorrentes na sociedade. Em primeiro lugar, deparamo-nos com o problema do desperdício de roupa, visto que este é recorrente, e a sociedade é cada vez mais afetada pelo mesmo. Por outro lado, hoje em dia estamos perante uma enorme falta de condições na educação, pois muitos jovens não têm capacidades monetárias para adquirir matérias escolares, o que prejudica a sua motivação para a educação. Assim, o nosso projeto divide-se em três pontos. Inicialmente iremos fazer uma recolha de roupa desperdiçada. De seguida, iremos iniciar a manufatura dos estojos. E por fim, faremos a distribuição do produto. A nossa empresa também pretende sensibilizar para a consciência ambiental e adotar práticas de sustentabilidade no nosso dia a dia.

Website: https://ccc791.webnode.pt/o-nosso-trabalho/

Vídeo promocional: https://youtu.be/M-hXL-_yExI?feature=shared

 

Arquivo de Notícias

Share This