Select Page

3.º Ciclo do Ensino Básico

Crescer com valores sólidos em cada etapa do conhecimento.

Um projeto diferente

O ensino do 3.º CEB alicerça-se nas Metas de Aprendizagem e no Currículo Nacional e garante a frequência de currículos de enriquecimento. Neste nível de ensino os alunos são os sujeitos e os principais atores das suas aprendizagens em consequência das suas vivências académicas e experiências pedagógicas.

O Currículo do Ensino Básico remete para um conjunto de aprendizagens e valores que os alunos desenvolvem e adquirem, evocando a sua organização, a sua hierarquização e articulação bem como a sua importância ao longo do percurso escolar, sendo objetivado da seguinte forma:

  • Desenvolver uma prática democrática, através de processos participativos na definição da política educativa, bem como, na experiência pedagógica quotidiana, em que se integram os intervenientes do processo educativo;
  • Reconstruir os processos de relação que configuram a experiência escolar, primando pela articulação entre professor/aluno, bem como as condições específicas da apropriação de conhecimento;
  • Planificar, conjuntamente, as atividades e o exercício da docência, assim como as atividades complementares a serem realizadas ao nível da componente não letiva;
  • Cultivar a persistência, o gosto pelo saber-fazer, a cooperação, a solidariedade e o respeito, visando a melhoria das relações interpessoais e o sucesso educativo dos alunos;
  • Criar condições propiciadoras de articulação entre conteúdos/capacidade (s)– saber / saber – fazer / saber – ser;
  • Potenciar a criatividade que se desenvolve através da simbiose – reprodução / invenção; lógica / imaginação;
  • Avaliar a construção da (s) aprendizagem (ens), nas suas múltiplas componentes;
  • Explicitar a dialética direitos/deveres com vista à corresponsabilização de todos os implicados no processo educativo.

ÁREAS CURRICULARES DISCIPLINARES:

LÍNGUAS E ESTUDOS SOCIAIS:

  • Português;
  • Línguas Estrangeiras:
    • Inglês (Currículo Nacional e Currículo de Cambridge);
    • Língua Estrangeira II – Alemão, Francês e Espanhol

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS:

  • História;
  • Geografia.
  • Cidadania e Desenvolvimento

MATEMÁTICA E CIÊNCIAS:

  • Matemática.

CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS:

  • Ciências Naturais;
  • Físico-Química.

EXPRESSÕES E TECNOLOGIAS:

  • Educação Visual;
  • TIC (Multimédia, Programação e Robótica);
  • Expressão Dramática.

EDUCAÇÃO FÍSICA

OFERTA COMPLEMENTAR:

  • Projeto A+;
  • Filosofia.

Matriz Curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico


PT+ e MAT+ no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Do 5.º ao 9.º ano, nas disciplinas de Português e de Matemática, está contemplado no horário um tempo semanal de 50 minutos de componente letiva a desenvolver na sala Prolab. Neste tempo, todas as turmas do mesmo ano de escolaridade estarão juntas com 3/4 professores da mesma área disciplinar. Este trabalho deverá ser devidamente planificado pelos docentes envolvidos e apresentado na planificação da disciplina. Contudo, não existirá uma autonomização da avaliação decorrente deste procedimento.

Para uma melhor operacionalização deste tempo, deve considerar-se a planificação em cada um dos anos, de forma a garantir uma maior flexibilidade, articulação e coerência no trabalho a desenvolver. Deve ver-se neste espaço uma oportunidade para trabalhar competências por níveis. Para além do referido, a título de exemplo, deve privilegiar-se a realização de pequenos trabalhos de projeto, a resolução de problemas por níveis, a análise de obras literárias com recurso a novas metodologias, a utilização de ferramentas web como suporte para a abordagem dos conteúdos programáticos, as questões relativas à oralidade, quer em português, quer em matemática, a resolução criativa de problemas (jogos, gamificação, …).


No sentido de desenvolver as aptidões e promover o maior e melhor sucesso educativo o Colégio disponibiliza atividades de apoio ao estudo em todas as disciplinas e em todos os ciclos de ensino.

No 3.º CEB é possível os alunos frequentarem outras atividades:

  • Desporto Escolar;
  • Sala de Estudo.

Projetos:

  • PRESSE
  • TRILHOS
  • PIHu
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • ECO-ESCOLAS
  • DECO JOVEM
  • PARLAMENTO DOS JOVENS
  • PROTEÇÃO CIVIL

Visitar Página dos Projetos

Share This